Friday, April 13, 2007

Mitologias da vida: Enigmas, entrelinhas, I ching

Nesse periodo um tanto turvo, consulto meu infalivel oráculo sobre os rumos nessa vida

Ele diz, primeiro, que o ayahuasca delimita a experiência, a empreitada. por isso a má jornada nos confins do além.
As correntes que nos amarram não encontram-se nos céus, nas terras puras dos budas, mas encravadas no medo, no disfarce e na ilusão do cego. Portanto, hora de entender verdadeiramente onde mora o caminho da virtude. Ok.

Nesses tempos turvos, consulto tambem meu analista, que, além de muito mais caro, agora encontro em sonhos, ou ele se encontra ao ouvir meu relato, como o menino negro vomitando como criança meus pesados conselhos. Bom sinal.
Se Freud explica, meu analista por sua vez me cutúca... sobre o amor, sobre minhas escolhas, e, devo concordar com ele que ando buscando atravessar, de algum jeito e por alguma razão, abismos vastos demais. Talvez para cair no velho fosso mais algumas vezes, e ver se acho minhas asas, presas em algum lugar no profundo vale da infancia e das experiências pré...pré qualquer coisa.

Visualizo-me em fantasia, na outra margem do desfiladeiro, em um vasto jardim, regando as lindas plantas, lá... onde há tempos habita apenas um deserto. Mas se diz a lenda que lá as coisas renascem, ardiloso e pouco humilde, ainda ouso desafiar o tempo e a natureza sabia dos elementos, e assim crio tolas expectativas. O oráculo e eu, porém concordamos dessa vez em freiar o trem antes da desgraça. O impulso cessará.

Na direção oposta dessa dupla via mitologica, o caminho encrustado em meu peito, encontro a selva, onde ela sempre esteve...com seus perigos e seus sabores. Eu, o condor, quero encontrar abrigo em um furação, tempestade elétrica, ou o que quer que sirva de definição, nas entranhas das estranhezas desses olhos de tigre ora em posição de ataque, ora fugindo encobertos pelos arbustos da savana. O oráculo diz: Atração mutua, os opostos se atraem, a perseverança é necessaria, e a influência é intensa e vai além do comum. Inclusive das cobranças dos ancestrais.

Desconfiado e motivado, consulto sobre os novos vértices, ao invés dos velhos horizontes.
Sobre essas cartas novas no baralho, o oraculo ou alerta que no jogo do amor as estrangeiras que se aproximam representam catastrofe, perigo e desgraça. Ou talvez que o estrangeiro seja eu, e ao pisar nesses territórios levarei epidemias e mau tempo.
---

Mas o certo é que:
No mato sem cachorro, quero agora eu ser surpreendido, por um bote certeiro...no pescoço.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home