Sunday, February 25, 2007

Vai chegando março...

E ja vai terminando o verão...enfim

Certamente não volto ao jardim com a certeza que devo chorar. Ok, talvez por outras coisas até que eu devia chorar, mas não pelas razões dorcotovelisticas do Cartola em As rosas não falam (alias ele é O cara!).

Decidi que esse tem obrigatoriamente de ser um ano de ação, de atitude, de direcionar a vida efetivamente pra frente. De cair a ficha que uôu...chegamos ao gran canyon do final da faculdade e que a fase é louca mesmo. Já fiz uma bela lista de coisas a fazer e preciso me situar nelas. A luta é por autonomia, por engrandecimento e maturidade.

Diz se no budismo que a meditação é o grande caminho para a profunda sabedoria.
Meditação é um termo amplo e difundido demais, até por que a medicina e a imprensa ocidental descobriram esse conceito e se esforçam cada dia para dizer "verdades cientificas" superficiais ou usos superfulos desta. Bom, estamos falando do verdadeiro estado de imperturbabilidade, chamado Samadhi.

No budismo chines, a tradução de samadhi é proximo de "cessação", assim como a noção de sabedoria (em sanscrito, Prajna) corresponde a "contemplação".

Logo, a prática da cessação da ocupação mental com pensamentos e atividades voltados a relação eu-mundo, eu outro, eu-tempo, eu-emoções, direciona a mente para a contemplação dos aspectos mais amplos da consciência, gradualmente permitindo tornar-se ciente de outras esferas, se tornar conhecedor das profundas raizes do sofrimento e menos suscetivel a criar mais dele no mundo, tornar-se enfim mais compativel ao verdadeiro tamanho do que é estar vivo, para então, ser verdadeiro elemento de transformação positiva no mundo, que tanto disso precisa.

Pois bem, falar desses dois temas superiores dos tres treinamentos budistas com profundidade não me cabe, porque não sou um bom praticante. Falemos da razão desse ultimo fato, que é tema fundamental e o primeiro dos tres treinamentos.

MORALIDADE - MEDITAÇÃO - SABEDORIA

Sila,
traduzido por vezes como moralidade, outras como disciplina ou ética, é o sustentáculo do Samadhi. Moralidade é não envolver-se com negatividades, desenvolver bons habitos,
disciplina. Uma proteção. Os monges tem um codigo de 273 (se nao me engano) preceitos a seguir, todos com o intuito de protegerem-se de si mesmos e assim permitirem avançar no controle da mente e cessação do funcionamento selvagem e descontrolado da mente. Controla-se então a incidencia de situações que despertem as cinco emoções negativas, e favorece-se situações a exercer-se a compaixão.
Faz parte do grupo de ensinamentos de moralidade (chamado Vinaya Pitaka) também inteligentes prerrogativas quanto a alimentação saudavel, exercicios fisicos, horários e atividades.

Bom, passei 7 dias em retiro seguindo essa rigida disciplina monastica em 2004, e na época foi assustador, quase alucinante, radical demais. Disciplina rigida é bem importante no budismo chines, e mais relaxada no Vajrayana (tibetano), com o qual eu me identifico mais.

E além do mais não sou monge e não pretendo virar por enquanto.

Mas ok
Eis o ponto
Preciso me disciplinar mais, cessar o meu lado mais adolescente e criança, e contemplar as possibilidades agora que o mundo adulto nu e cru se poe disponivel.

E concordo com a minha querida tigresa (nesse quesito), preciso lutar mais. Primeiro contra mim pra poder ver o caminho diante dos olhos. Depois contra os empecilhos.

O lama Samten certa vez disse que o budismo tibetano é um budismo de naturalidade, sem esforço excessivo, indo junto com a corrente certa, convocando as energias das deidades a embalar o progresso espiritual. Grande paradoxo em relação aos valores do mundo atual. É a logica do I ching tb (fluir com a natureza e suas mudanças)

Bom, apenas reflexões soltas minhas hj. Acho que não vai ajudar a ninguem além de mim lê-las...mas enfim, agradeço a quem fizé-lo e quiser acrescentar algo de bom grado com seu comentario!

4 Comments:

At 27 February, 2007 06:34, Blogger setemaria said...

o dialogo era entre eu e o meu irmao. hehehe e ele nao retirou o que disse. ;|

vitor, tu é uma pessoa iluminada, rapaz. eu só fico aqui esperando tu conquistar tudo isso pra me dar as manhas dps. :}

:*!

 
At 27 February, 2007 10:07, Blogger tatiana reis said...

Aprendendo tanto com tu.

sobre o maracatu do post anterior...
estou aprendendo a tocar alfaia.
=)

 
At 28 February, 2007 09:24, Blogger Cristiano Contreiras said...

espero que seja um ano de mudanças...

 
At 05 March, 2007 07:08, Anonymous Anonymous said...

Tô orgulhosa de ti, acho que esse é o caminho mesmo. Nunca deixa as tuas convicções de lado, mas é importante se disciplinar para algumas coisas. Precisando, estamos ai. Graaaaauuuuu
Beijocas

 

Post a Comment

<< Home