Monday, October 20, 2008

A infinitude de um momento fugaz, ou o momento infinito de sentido fugaz

O torneio de poker entre amigos já está na vigesima e tanta rodada, eu já bebi todas as minhas cervejas e anotei o prejuizo de 7 reais. Para entrar na partida nesse momento custa 1 real, e as apostas estão nesse patamar.

Bruninho que recentemente falira, resolve dar um Re-buy, que pelas regras estipuladas do poker do estudio mistico era de no maximo mais 2 reais. João Porradinha, atual chip-leader rí, eu rio, Johnzito ri, Patinho...todos.

A vida é composta de pequenos momentos que podem ser cruciais na vida de um sujeito. Em geral levamos a nossa vidinha no seu cinzento caminhar habitual. Pegamos o mesmo ônibus, cumprimentamos o porteiro e falamos alguma banalidade, damos oi e tchau em casa. Seguimos a rotina em 80% do tempo para, em alguma situação X no fim de semana expormos mais nossa vida diante da sorte, apostamos mais fichas. Claro, isso dobra ou triplica no caso de você, como seu, ser uma pessoa solteira.

Ontem a noite fui em uma festa no Ocidente, a Blow Up. De cara preciso dizer que a primeira associação que eu faço é com aquela cena de Matrix Reloaded onde Morpheus dá um discurso dá inicio a uma festa de acasalamento em Zyon... Sim, essa festa é um ajuntamento de 5000 mil pessoas no espaço minimo possivel para que haja um suado deslocamento, musica alta e luzes piscando. No estilo dê um oi, ou nem isso, e tome posse da femea.

Não sou acostumado a essas coisas, sou o rei de perder os momentos únicos. Na verdade até por não dar o devido valor a eles. Como já sou nego velho e bastante calejado até pros meus 24 anos de vida, mais me divirto com as oportunidades que perco do que lamento. Até por que sei que um momento pode ser mais transformador do que parece.

---

A primeira guerra e a segunda somadas, custaram cerca de 100 milhoes de vidas russas e uns 90 milhões dos paises aliados. A conjuntura dos fatos que precederam esse sangrento combate tem a ver com diversos fatores: economicos, etnicos e qualquer que seja o escambau. Mas o inicio da guerra surgiu da sutilileza de um pensamento, que ao tornar-se uma determinada ação, encontrou na sutileza do raciocionio alheio a decisão de declarar o conflito, e nisso, inúmeras vidas de uma época foram subtraidas, outras tantas mal vivídas. A geração seguinte carregou certas marcas de uma tal guerra fria (ditaduras nos paises subdesnvolvidos), e a atual escreve em blogs reflexões sobre a vida.

Há algo que relacione intuição, insegurança e momentos fugazes. Não sei bem o que é. Meu pensamento budista também vê se obrigado a incluir nisso a figura do mérito. Ontem a noite tive diversos momentos, alinhamentos planetários com mulheres encantadoras, mas tchum, antes que eu pudesse tirar proveito, no titubear de um pensamento mais elaborado, surgia um eclipse, e aquilo encerrava-se. E eu, como já disse, nego velho, apenas sorria.

---

Já li algumas coisas aterradores vindas de lamas budistas. Lembro de um texto em que Dilgo Rinpoche dizia que independentemente do que se faça da vida, compassivo ou não, iluminado ou não você apenas faz desenhos nas nuvens, agita o nada...e ponto. Budismo é dureza. Mas como o renomado e devotavel mestre Dilgo Rimpoche era consistentemente e constantemente sorridente, acho que há algo de sensato e otimista nisso tudo.
Bom.

---

Bruninho com seus 2 reais frente a cerca de 25 reais divididos entre outros dois participantes, mais uma merreca na mao do Johnzito, teve um lampejo de sorte, ganhou umas 3 ou 4 maos importantes em sequencia, e acabou ganhando o bolo final de 31 reais.

Juro que eu ia falar mais sobre os momentos eternos onde o sentido nos foge a compreensão. Mas acabo de chegar em casa, leve dos 7 reais que perdi na tal mesa de poker do estudio mistico... ainda sem uma resposta definitiva quanto a questão se eu abandonei ou não o mais longo segundo de abstração de sentido e lógica que o meu coração me aprontou. Obviamente ela começa com um não, mas não menos obvio ela não encerra-se nisso. Talvez seja "Nào. Apenas deixei de ter fé, e comecei a achar tudo mais engraçado do que triste, mais leve do que pesado. E também mais cinza do que eu sempre desejei."

---

Amanhã se eu lembrar eu corrijo esse post. Devo confessar que alem dos 7 reais, volto mais leve de meia caixa de cerveja que eu bebi :]

1 Comments:

At 20 October, 2008 08:30, Anonymous Anonymous said...

Nada como não ter que trabalhar na segunda! Vidinha ruim, essa! :P

 

Post a Comment

<< Home